• Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Goiás teve o segundo setembro mais quente dos últimos 86 anos, diz Inmet

Goiás teve o segundo setembro mais quente dos últimos 86 anos, diz Inmet

Levantamento considera dados da estação meteorológica de Goiânia, criada em 1937. Setembro mais quente já registrado pelo instituto foi em 2020; veja temperaturas.

O calorão que passou por Goiás em setembro deste ano deixou marcas históricas. O estado teve o segundo setembro mais quente dos últimos 86 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com clima de deserto, Goiás segue com temperaturas elevadas e umidade do ar  em queda | O Popular

“Das estações com mais tempo de dados, 66% ficam com temperaturas máximas mais elevadas esse setembro de 2023 em Goiás”, explicou a assessoria de imprensa do Inmet.

 

Segundo o instituto, o levantamento é feito com base dos dados estação meteorológica de Goiânia, criada em 1937. Neste ano, considerando a média da temperatura máxima para Goiânia em setembro foi de 34°C, mas a capital teve média de 36ºC, 2ºC acima do esperado.

O Inmet pontuou que a temperatura máxima no último mês na capital foi de 39,3° C, em 25/09.

Os dados do Inmet em Goiânia começaram a ser computados em 1987, com a implantação da estação meteorológica. À frente de 2023, está apenas o ano de 2020, que registrou quase 5 ºC acima da média do mesmo mês.

Naquele ano, a média das temperaturas máximas para setembro era de 35,9°C e Goiânia registrou 40,4°C no dia 29/09, segundo o Inmet.

O calor continua?

 

Segundo o Inmet, a previsão é que a temperatura média para outubro na capital seja de 33,2°C, 1,5 a 2°C acima do esperado. No entanto, para a felicidade dos goianienses, há previsão de chuvas.

Conforme levantou o instituto, as chuvas neste mês devem ser irregulares, com intervalos com e sem.

A média de chuva para Goiânia é de 144,1 mm para o mês de outubro, o que é abaixo da média e com probabilidade de 10 a 50mm abaixo do esperado.

Comente

ÚLTIMOS POSTS