• Home
  • >
  • Radio
  • >
  • ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR USARÁ URNA ELETRÔNICA

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR USARÁ URNA ELETRÔNICA


Desde segunda, 11 de setembro, o TRE-GO está em preparação com as urnas que serão utilizadas nas eleições dos Conselhos Tutelares em 246 municípios de Goiás, marcadas para 1º de outubro. Em 213 cidades, 628 locais de votação usarão urnas eletrônicas, com 601 urnas de contingência. Em 33 municípios, urnas de lona serão fornecidas.

As urnas eletrônicas são as mesmas usadas nas Eleições Gerais de 2022, mas com ajustes para a escolha de candidatos em alguns cargos. O software é autêntico e passou por auditorias.

A identificação biométrica não será usada nesta eleição, e o sistema é auditado antes de ser usado. As urnas serão distribuídas e recolhidas conforme cronograma. A totalização dos votos será conduzida pelo TRE-GO em 17 cidades maiores.

As eleições dos Conselhos Tutelares escolhem representantes dos direitos das crianças e adolescentes a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro.

A normatização desse apoio eleitoral é regida pela Resolução TSE nº 23.719/2023. A organização e totalização dos votos são responsabilidades dos conselhos tutelares, com fiscalização do Ministério Público, e o voto é facultativo para essa eleição.

Comente

ÚLTIMOS POSTS