Um operador de submarino e amigo próximo de Stockton Rush, CEO da OceanGate, responsável pelo submersível Titan, disse que o homem criou uma “ratoeira para bilionários”.
O que aconteceu:
Karl Stanley, um dos primeiros a embarcar no Titan, disse que Rush “definitivamente sabia que iria terminar assim” após ouvir ruídos durante um mergulho. A fala foi concedida ao “60 Minutes Austrália”, segundo o tabloide britânico Daily Mail.
O operador de submarino sugeriu que o amigo, um dos cinco mortos na tragédia, estava disposto a arriscar a própria vida e dos outros para “entrar para a história”.
Stanley disse que ouviu “ruídos altos como tiros aterrorizantes” a cada três ou quatro minutos ao descer a profundidades cada vez maiores no Titan, em uma viagem teste com o amigo nas Bahamas em 2019. “É um som e tanto de se ouvir quando você está tão fundo no oceano em uma embarcação que só esteve tão fundo uma vez antes”, esclareceu. Ele acredita que os sons eram causados pela pressão da água sobre o casco do Titan, construído em fibra de carbono em vez de titânio, como em outros modelos de submersíveis.
O operador e especialista em submersíveis alega ter alertado Rush sobre achar que uma área do casco estava comprometida, e compartilhou e-mails que enviou ao amigo alertando-o sobre a situação, incluindo uma ilustração com o submersível naufragado no fundo do oceano. Os alertas (feitos também por outras pessoas), porém, não teriam sido suficientes para fazer o empresário desistir do projeto.
O amigo do empresário afirmou oscilar entre dor e raiva ao pensar no episódio porque a tragédia seria evitável, na sua opinião. O homem disse “não ter dúvidas” que a implosão do submersível foi ocasionada pelo tubo de fibra de carbono na área que havia alertado o empresário anteriormente.
Quem foi a última pessoa a matar dois bilionários de uma só vez, e fazê-los pagar pelo privilégio?
Karl Stanley