Justiça Eleitoral permite que os eleitores ausentes do último pleito votem este ano
Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos dois turnos das eleições 2022 poderão votar no pleito municipal deste ano.
O título só fica suspenso após a ausência sem justificativa na votação dos últimos três turnos eleitorais ou mais — ou seja, os dois turnos das eleições 2022 e um dos turnos de 2020.
O período de regularização do título para votar nas eleições municipais deste ano se encerrou no dia 8 de maio. Mas o eleitor pode regularizá-lo depois do dia 5 de novembro.
Como regularizar o título para as próximas eleições
A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor deverá acessar a aba de “Situação Eleitoral” no site e preencher o CPF, número do título ou o nome completo.
Se houver débitos pendentes pela falta de justificativa da ausência de voto, o eleitor precisa pagar a multa antes de fazer a regularização no site.
Como pagar a multa
As multas eleitorais podem ser pagas por boleto bancário, através do Guia de Recolhimento da União (GRU), Pix ou cartão de crédito.
No pagamento por meio de boleto, o eleitor deve emitir o GRU. Nos outros casos, deve selecionar “pagar” no site do TSE, na aba de “Autoatendimento Eleitoral”.
Após a realização do pagamento será necessário aguardar a identificação por parte da Justiça Eleitoral.
Qual é o dia e horário da votação?
- Primeiro turno: 6 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília)*
- Segundo turno: 27 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília)
Por causa do fuso horário, as seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abrirão às 7h do horário local. Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 7h. Contudo, algumas localidades seguem o fuso horário do Acre e a votação começará às 6h. Só ocorrerá segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores e caso nenhum dos candidatos a prefeito tenham alcançado mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.