Por meio do projeto de lei nº 5337/23 conferir ao município de Montividiu o título de “capital dos grãos”.
Justificativa
Em justificativa, o parlamentar que apresentou o projeto na assembleia legisltiva do estado de Goiás destaca que o município é o 6º mais rico do agronegócio estadual e ocupa a 57ª posição no âmbito brasileiro, de acordo com pesquisa de 2020 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (SPA/MAPA).
O município ocupa o 3º lugar no ranking do Estado de Goiás em produção de Milho e 33º colocação no Brasil.
Já no cenário de produção de Soja, possui a 5ª posição no Estado e a 42° posição nacional.
“Os dados demonstram a importância do agronegócio para Montividiu, uma vez que quase toda sua receita é proveniente de impostos oriundos do agronegócio”, afirma o parlamentar Cristiano Galindo (SD).
A Capital dos Grãos
Galindo ainda explica que a futura capital dos grãos se encontra na região de melhores terras produtivas do Brasil, sua altitude e seu clima, contribuem para o bom desempenho, haja vista que as chuvas tendem a começar mais cedo e terminar mais tarde que as demais regiões, beneficiando assim a produção agrícola local.
Dados da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (Comigo), confirmam que Montividiu tem 165 mil hectares produtivos em uma região de 190 mil hectares. A produção por hectare é a melhor do Brasil.
“Montividiu merece o título de Capital do agronegócio, embora possua uma área pequena, consegue se sobressair na produção frente a vários municípios bem maiores e com capacidade de plantio bem inferiores”, conclui o deputado.
O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano, sob relatoria do deputado Lucas do Vale (MDB).
Fonte: Portal da Alego