FRANÇA
A suspensão de venda de iPhone 12 na França por excesso de radiação eletromagnética acendeu o alerta em mais países da Europa.
BÉGICA
A Bélgica informou nesta quinta-feira que vai revisar os riscos à saúde relacionados ao smartphone da Apple, lançado em 2020.
BRASIL
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o assunto chegou ao conhecimento da área competente nesta quarta-feira. A reguladora acrescentou que uma equipe está se reunindo com os organismos de certificação e os laboratórios para organizar uma supervisão de mercado.
RESPOSTA DA APPLE
A Apple, que lançou o iPhone 15 nesta terça-feira, contesta as alegações das autoridades francesas e nega que haja riscos à saúde, alegando que o modelo foi certificado por vários organismos internacionais como compatível com os padrões de radiação.
Paris decidiu suspender as vendas do iPhone 12 até que a Apple resolva os problemas de radiação detectados em dois testes realizados por laboratórios credenciados . De acordo com a agência francesa que regula as frequências, a ANFR, os testes revelaram que este modelo emite mais ondas eletromagnéticas suscetíveis de serem absorvidas pelo corpo do que é permitido.
O órgão declarou ter ordenado “a retirada do iPhone 12 do mercado francês a partir de 12 de setembro”. O modelo, no entanto, não está disponível para compra na França e em outros países europeus, Mas, pode ser comprado em sites de terceiros, como o Amazon França.
fonte: O Globo