A prévia da inflação de junho ficou em 0,39%, após taxa de 0,44% registrada em maio. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje (26) pelo IBGE.
A inflação de junho caiu e ficou em 0,39%. A taxa é menor que a do mês de maio e que a do ano passado. Na comparação com o acumulado do mesmo trimestre de 2023, a taxa passou de 1,12% para 1,04%. Transportes e artigos de residência puxaram a redução de preços. Os dados são da prévia do IPCA-15, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE.
No grupo Transportes, houve queda na passagem aérea. E em relação aos combustíveis, todos registraram queda nos preços, principalmente o etanol, com redução de 0,80%.
Entre os setores que registraram elevação, a maior variação veio do grupo Alimentação e Bebidas, especialmente com a alta da batata inglesa e do leite longa vida. Neste grupo, os itens que registraram queda nos preços foram o feijão, a cebola e frutas.
No grupo Habitação, a variação positiva se deu pela alta da taxa de água e esgoto, influenciada por reajustes na tarifa de capitais como Brasília e São Paulo.
No grupo Saúde e cuidados pessoais a alta nos preços dos planos de saúde influenciou a inflação de junho, segundo a prévia do IPCA-15.
Em entrevista a jornalistas na tarde desta quarta-feira (26), o presidente Lula afirmou que o Brasil vive um bom momento, com a inflação controlada, e destacou que está otimista com a economia do país.