• Home
  • >
  • Radio
  • >
  • FOGO NO LIXÃO DE MONTIVIDIU E PREFEITURA SE MANIFESTA

FOGO NO LIXÃO DE MONTIVIDIU E PREFEITURA SE MANIFESTA

No 1º dia de março, logo após um incêndio em um galpão de reciclagem, o lixão municipal também pegou fogo. A informação foi divulgada pelo site de Noticias Montividiu News que divulgou as primeiras imagens do incêndio no lixão de Montividiu.

imagem; Montividiu News
imagem; Montividiu News

 

Sobre o assunto, o municipio de Montividiu se manifestou por meio de nota da prefeitura municipal, veja:


O FIM DOS LIXÕES

Lembrando que o  município precisa adequar as novas normas para o encerramento do lixão, no máximo até agosto de 2024.

No Brasil, a política nacional de resíduos sólidos determinava que nenhuma cidade tivesse lixão a céu aberto, até 2014. Sem condições de cumprirem as regras, os municípios tiveram um novo prazo, que acabou em agosto de 2022. Agora, com o Planares, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões e aterros controlados devem acabar em agosto de 2024

A fase definitiva terá um componente inédito, que é o Estado assumindo a titularidade em parceria com os municípios para garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.


COBRANÇA DO LIXO EM MONTIVIDIU

O legislativo estuda um projeto enviado pelo executivo municipal, que propõe a cobrança da coleta do lixo despejado de forma irregular no lixão, o que abre um debate sobre o assunto, pois não é apenas a coleta mas sim a destinação correta desses resíduos.

O projeto segue sob estudos e a prefeitura aguarda a votação dos vereadores, que podem rejeitar ou aprovar o projeto.

Foto de capa e informações do site: Montividiu News / Agência Brasil /

Sobre o encerramento dos lixões e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, ouça a reportagem com a Sayonara Moreno. Clique no play

Comente

ÚLTIMOS POSTS