Na madrugada deste domingo (20), a Polícia Militar de Santa Helena de Goiás registrou um caso de abandono.
O caso aconteceu durante patrulhamento no Parque Espelho D’Água, quando moradores solicitaram o apoio da equipe da Polícia Militar (PM), para resgatar algumas crianças que estavam sozinhas e abandonadas numa residência, “sendo submetidas a uma grande insalubridade do local”, apontou a PM.
No local a PM constatou que uma das crianças estava chorando e pedindo ajuda, a equipe auxiliou os moradores, que já haviam quebrado o cadeado do portão, e tentavam abrir a porta que estava trancada com corrente e cadeado.
Quando conseguiram entrar na residência encontraram cinco crianças, de 1, 2 5 8 e 10 anos. Diante do fato, agentes do Conselho Tutelar também compareceram para prestar assistência às crianças.
A mãe de duas crianças abandonadas, de 1 e 2 anos, informou a equipe plantonista do Conselho Tutelar que havia contratado o serviço de babá da mulher que era avó materna das outras três crianças, de 5, 8 e 10 anos, que estavam no local, desde do dia 16 deste mês.
Ela também informou a equipe, que havia deixado seus filhos aos cuidados da mulher e apenas se dirigiu até a residência da mãe das outras três crianças, de 5, 8 e 10 anos, quando constatou que não havia ninguém na casa da babá.
A filha mais velha da suspeita, de 10 anos, informou aos conselheiros tutelares que a situação era recorrente e indicou um possível local onde sua mãe e avó poderiam se encontrar.
Após a informação obtida, uma equipe permaneceu no local, e a outra equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), se deslocaram para o local do evento onde as suspeitas poderiam estar, no entanto, não obtiveram êxito na busca, encontrando o estabelecimento já fechado.
Sendo assim a equipe retornou a casa da suspeita para aguardando a chegada da mãe e da avó das 3 crianças, que apareceram no local com sinais de embriaguez.
Os conselheiros decidiram entregar as crianças para o irmão da suspeita, sob o termo de responsabilidade. Diante da situação, a mãe alterou-se e quis ir atrás das crianças, desobedecendo à ordem dos guardas municipais, portanto os guardas conduziram a suspeita até a delegacia regional da Polícia Civil na cidade de Rio Verde–GO.
O Jornal Somos não irá divulgar mais dados sobre o caso para preservar a identidade e intimidade dos envolvidos. Entretanto, a divulgação da notícia serve, principalmente, para mostrar e incentivar a denúncia deste tipo de conduta.
Para denunciar você pode entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190, Polícia Civil no 197, ou mesmo através do disque 100 ou 180. A denúncia pode ser feita de forma anônima.