O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se encontra com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília, às 16h desta terça-feira (7). A reunião ocorre na sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios.
Durante o encontro, Caiado deve falar sobre a questão das perdas de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia e telecomunicações. No ano passado, o governo Bolsonaro (PL) aprovou no Congresso medida que limitou o ICMS.
À época, a informação era que haveria compensação sobre as perdas, mas Bolsonaro perdeu a eleição para Lula (PT) e o assunto não foi mais debatido. Com a limitação, o próprio governador já disse que a redução foi de 39,2% da receita.
Em reunião de gestores estaduais, Caiado comentou o prejuízo. “Combustível, 30%, energia mais telecomunicações somam 9,2%. Isso impactou no orçamento para 2023 em R$ 5,5 bilhões. É algo substantivo.”
Vale citar, o chefe do Executivo goiano sempre foi oposição ao PT, mas tem mantido relação republicana como Lula. Durante encontro de governadores com o presidente, eles trocaram elogios sobre as ações do 8 de janeiro, quando os Três Poderes foram atacados por vândalos.